Blog da ABRASCOND

Blog sobre o universo condominial, feito pela ABRASCOND

5 dicas de limpeza e desinfecção em ambientes

Por Luiz Lopes Schimitd*

Neste momento de crise sanitária mundial, devido ao Covid-19, todos os ambientes, sejam eles corporativos,  estabelecimentos de ensino, supermercados, condomínios, residências, meios de transporte, instalações hospitalares locais públicos e quaisquer ambientes com circulação de pessoas estão sujeitos a contaminação.

Separamos algumas dicas* essenciais para manter ambientes higienizados e com menos possibilidade de propagação de vírus e bactérias.

Primeiramente, é importante que os profissionais de limpeza tenham suas mãos higienizadas corretamente, possua todos os EPIs fundamentais a função e saiba utilizá-los adequadamente. Isso é imprescindível.

Materiais de limpeza: todos os equipamentos e produtos que serão utilizados no processo devem ser preparados previamente, visando um trabalho objetivo, rápido e eficiente, com contato mínimo com as superfícies do ambiente e, assim, evitando possível contaminação.

Importante: A limpeza e a desinfecção devem acontecer em um único sentido, nunca em movimentos circulares ou de vai e vem para evitar contaminação.

  • Utilize SEMPRE os EPIs. TODO ambiente é suspeito de contaminação, independente de ter ou não tal confirmação;
  • Inicie a limpeza da área menos suja para a mais suja;
  • Faça a varredura úmida através sistema de microfibra, vaporizador e utilização de químicos específicos regulamentados pela ANVISA;
  • Inicie o processo de limpeza e desinfecção pelas paredes, vidros, superfícies, objetos, e por último, o piso;
  • Utilize cabos extensores para manter distância de áreas de manuseio e contornar mobiliários fixos.

Essas dicas são essenciais para o desempenho de um bom trabalho e ajudam a prevenir a contaminação e propagação de pragas, vírus e bactérias diversas.

São rotinas que devem ser seguidas rigorosamente não só em tempos de COVID 19, mas que neste momento, deve-se redobrar o rigor.

Esperamos que este post possa ajudar você de alguma maneira.

Um abraço e cuidem-se.

*Utilizamos como fonte para este artigo informações coletadas no site da ABRALIMP.

*Luiz Lopes Schimitd é Administrador graduado pela Universidade Anhembi Morumbi com MBA em gestão de processos pela FGV. Diretor do Grupo Schimitd Segurança e Serviços (Especialista em Facilities e Automação de acessos), Presidente do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul e palestrante.

Anúncio:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *