Blog da ABRASCOND

Blog sobre o universo condominial, feito pela ABRASCOND

Entre o que o morador precisa e o que o condomínio consegue manter.

Por Rafael de Sousa,

Diretor comercial da Purificatta

  • Vamos conseguir manter a manutenção dos elevadores?
  • Teremos com pagar o salário do zelador?
  • E a portaria, vai ter como continuar?
  • Câmeras de segurança, são realmente essenciais?

Esses e muitos outros questionamentos dessa mesma ordem passarão a pairar sob síndicos e conselheiros que certamente terão de montar um quebra cabeça com a futura realidade que irão enfrentar.

Inadimplência!

Com a população em casa, o comércio fechado e muitas industrias limitadas, logo faltará dinheiro na mão do cidadão comum para honrar seus compromissos básicos, como supermercado, aluguel, água e energia. Então imagine as contas que muitos consideram de segundo plano, como telefone e internet, academia, seguro do carro ou da casa e quem sabe até planos de saúde.

Logo essa realidade vai chegar na taxa do condomínio e a grande maioria das famílias terá que colocar na ponta do lápis o quanto tem de dinheiro e o que poderá pagar, pensando no que é mais vital, de acordo com a situação que se encontra.

Entendendo esse cenário, será logico, que muitos e digo muito condomínios, com um plural bem acentuado, terão suas receitas comprometidas, visto que boa parte dos condôminos vão considerar que a taxa condominial não é vital a sua família e não vão paga-la.

Então, o sindico e seu conselho fiscal terão dois grandes problemas.

O primeiro será a mágica que terão de fazer para manter os serviços essenciais e o funcionamento do condomínio com uma receita muito menor que a habitual e o segundo, que provavelmente será o mais controverso, é como administrar um número tão grande de inadimplência, visto que é possível que alguns dos próprios integrantes do conselho e participantes assíduos de assembleias passem a ficar em situação de inadimplência e possam perder seu direito a voto.

Quem vai decidir o que é essencial e o que, não é?

Até a próxima !!!

Anúncio:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *